RESTAURO CASARÃO SAPUCAÍ

Projeto de restauro e readequação: B&L Arquitetura e Katarina Grillo
Realização: MultiCult Promoções
Apoio: VLI Logística, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, IPHAN-MG
Fotos: Jomar Bragança
Local: Rua Sapucaí 383, Floresta. Belo Horizonte
Ano: 2018
O casarão localizado na Rua Sapucaí, atrás da Praça da Estação, abrigou a antiga sede da Rede Ferroviária Federal em Belo Horizonte. Assim como várias outras edificações do início da construção da cidade, é um edifício eclético com elementos de influência neoclássica.
Devido suas características e sua importância na história de Belo Horizonte, o edifício possui tombamento Municipal, como parte do Conjunto Urbano Bairro Floresta (processo no: 01.106250.95.57, de 08/10/1996.), possui tombamento estadual como parte do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça Rui Barbosa (segundo Decreto no27.927 de 15/03/88) e é um bem imóvel em processo de valoração pela União visando sua inclusão na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário, de acordo com a Lei 11.483/ 2007.
O casarão estava fechado a mais de 10 anos quando recebeu a CasaCor Minas 2017. Após o evento a Multicult, a empresa organizadora, iniciou um projeto para a restauração e reabertura do edifício. Hoje a primeira etapa desse projeto já foi executada, e após concluída a edificação abrigará o Centro Cultural Memória Ferroviária.
Na primeira etapa foram realizados os projetos de restauração arquitetônica e readequação para abrigar o centro cultural, além de projetos de incêndio, de iluminação, hidrossanitário, acústico e paisagístico. As fachadas foram limpas, as trincas reparadas e os ornamentos reintegrados. Tudo utilizando técnicas e materiais compatíveis com o método construtivo original. As cores foram definidas a partir de traços da tinta original encontrados em prospecções estratigráficas. Além das fachadas, foram recuperados parte dos pisos originais e parte das paredes internas, foram construídos banheiros para o futuro museu e foram revelados lindas pinturas ornamentais sob quase 10 camadas de tinta.
O projeto do restauro é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da VLI Logística.

![]() | ![]() |
---|
![]() | ![]() |
---|



