LOUÇARIA CASACOR

KATARINA_GRILLO-1.jpg

Projeto: Filipe Pederneiras e Katarina Grillo

Obras: Camille Kachani - Galeria Murilo Castro

Cerâmicas: Alissa Rezende e Máximo Soalheiro

Fotos: Henrique Queiroga e Jomar Bragança


Local: CASACOR Minas - Palácio das Mangabeiras


Ano: 2019

Fornecedores: Templuz, Stella, L'armadio ambientes, Galeria Murilo Castro, Duratex, Tecnodry Gesso, Ateliê da Vila, Alissa Rezende, Máximo Soalheiro, Terra Tile, Ladrilhos Barbacena, Tintas Coral.

KATARINA_GRILLO-2.jpg

A Louçaria criada pelo escritório Ø Arquitetos para a CASACOR 2019, foi pensada como um espaço expositivo para peças de ceramistas mineiros, se utilizando de um conceito aplicável tanto a ambientes residenciais quanto comerciais.

Distribuídas irregularmente sobre o fechamento branco, cavidades amarelas cumprem o papel de armazenamento e exposição, além de conferirem uma linguagem quase arquitetônica à obra. A iluminação, vinda apenas dos nichos, cria um ambiente cênico, destacando as peças de cerâmica.

Os nichos com porta, quando fechados, deixam passar a iluminação interna criando frisos amarelos. Os nichos abertos exibem cerâmicas dos artistas Alissa Rezende e Máximo Soalheiro e obras do escultor Camille Kachani.

 

Como o evento aconteceu no Palácio das Mangabeiras, patrimônio tombado, toda a despensa original foi conservada. Painéis de gesso com nichos em mdf revestiram temporariamente as prateleiras originais de ardósia.

 

KATARINA_GRILLO-3
KATARINA_GRILLO-10
KATARINA_GRILLO-4
KATARINA_GRILLO-11
KATARINA_GRILLO-5
KATARINA_GRILLO-7
KATARINA_GRILLO-6

fotos: Henrique Queiroga

_M1A1089_edit
_JBM3843 (1)
_M1A1085_edit
_JBM3845
_M1A1093

fotos: Jomar Bragança

ANTES E DEPOIS

ANTES
DEPOIS