ARMAZÉM CASACOR

_DM1852.jpg

Projeto: Filipe Pederneiras, Katarina Grillo e Thiago Bandeira de Mello

Iluminação: Gabriel Pederneiras (Blecaute Produções)

Quadros: José Luiz Pederneiras

Fotos: Daniel Mansur


Local: CASACOR Minas - Rua Sapucaí, 383, Floresta.


Ano: 2018

Fornecedores: Atrio, Kok Nature, Khaya Woods, Divinal, Arcelor, Boutique Férrea, SEBRAE, Templuz, Stella, Deca, Marble Design Pieces, Soisplato, Toneli Engenharia, Elettromec, Rex Bibendi, Pericó, Backer, Ingá, Três Corações, Bouquet Garni.

 

_DM1863.jpg

O armazém da CASACOR foi um espaço dedicado à gastronomia, aliando as funções de exposição, degustação e venda, através de aulas e confrarias.


O desenvolvimento do projeto foi pautado por dois pontos chave: a preservação das características do espaço no qual se insere, promovendo a leitura da arquitetura original do casarão, e a versatilidade de usos e possibilidades de organização. Para garantir os resultados desejados, todo o mobiliário foi criado pelos arquitetos, incluindo mesas, estantes, balcões, cuba e luminárias.


A fim de permitir a melhor conformação para eventos com diferentes demandas, foram desenhadas duas tipologias de mesas em aço, formando um sistema modular. Esse mobiliário original garante flexibilidade na ocupação do ambiente, permitindo variadas opções de layout, que passam por balcões de atendimento, grandes mesas comunais, bancadas expositivas e mesas individuais. Esse conceito vai de encontro ao tema da mostra desse ano, "Casa Viva".


Para aproveitar a altura do pé direito, levando em conta as propostas de não ocupação das paredes e de transformação constante do espaço, será montada uma exposição de obras do fotógrafo José Luiz Pederneiras, impressas em tecido, penduradas no ambiente. Dessa maneira, as fotografias podem acompanhar as mudanças de layout.


O restante do mobiliário, em mogno africano reflorestado, foi desenhado para servir de apoio ao funcionamento do armazém. As prateleiras e o balcão expositor receberão diversos produtos relacionados à gastronomia, evocando a memória dos armazéns tradicionais, e a bancada funcional com cuba feita em aço, atenderá às necessidades dos eventos.

 

_DSC3731
_DSC3743
_DSC4097
_DSC3712
_DSC4095
_DSC3753
_DSC3737
_DSC4091
_DSC4087
IMG_01_QUADROS.jpg

PRIMEIRO ESTUDO

USOS